domingo, 3 de abril de 2011

2) As Três Ecologias

Os fenômenos de desequilíbrio tecnológicos que ocorrem no nosso Planeta ameaçam sobre tudo a forma humana de vida causando um devir de deterioração. É possível observar esse processo nas relações pessoais engessadas que se estabelecem atualmente, no contexto do trabalho, da família e amigos. Predominando-se ai relações doentias que seguem um mesmo manual de funcionamento. Os modos de vida individuais e coletivos assim encaminham-se para a estereotipação de comportamentos unívocos embasados num modelo arcaico. Portanto a subjetividade é comprometida à medida que se dá o avanço tecnológico, influenciada principalmente pela mídia que reduzi e empobrece a singularidade do sujeito.
Para essa problemática Guatarri propõe a articulação ético-politica, que chama de Ecofisica, entre as ecologias do meio ambiente, social e da subjetividade humana. A Ecofisica tende a modificar maneiras de ser, pensar e agir, produzindo um sujeito em um novo contexto social. Faz-se urgente essa transformação deixando as referencias conservadoras, para que seja possível a criação de novos paradigmas. Mas o que atualmente ocorre é um grande paradoxo entre o desenvolvimento técnico-cientifico, que tem por objetivo reequilibrar as ecologias, e a incapacidade das forças sociais de se apropriar desse meio. Para efetivamente torna-lo positivo e operativo é preciso que os sujeitos não se abstém e fechem os olhos aceitando tudo o que lhe é imposto pela mídia e sociedade, mas que permitam-se ser o que realmente querem ser.
É necessário dar outro uso as fórmulas do passado que não mais é possível aplicar na sociedade atual, porque demanda questões de subjetividade diferentes da época. Sobretudo desenraizar, descongelar e desancorar conceitos, rompendo com o totalizante, posicionando contra a uniformização e propondo-se a criar e cultivar a existência da diferença e da singularidade de forma a torná-la possível e positiva. Espera-se um futuro de sujeitos heterogêneo, que possam permitir a articulação das práticas ecológicas e possibilitar a mudança e ressignificação das práticas culturais.
Félix, Guatarrri – As Três Ecologias – Tradução de Maria Cristina F. Bittencourt - 6ª ed. – Campinas - SP - Papirus – 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário