A introdução desse texto que trata de maneira breve, sobre as origens da Física e da Psicologia, onde é citado o fato de ambas terem vínculos fortes com a Filosofia. É traçado um paralelo entre o surgimento da Física Clássica a partir de Isaac Newton e Galileu.. A aplicação do método científico ao estudo do comportamento humano é o ponto de partida para o nascimento da Ciência chamada de Psicologias especulações dos antigos filósofos gregos que também revelam fortes influencias de idéias orientais, que os gregos assimilaram segundo a história e a lenda , durante extensos estudos no egito ..
O reflexo desse pensamento na Filosofia foi a visão do Homem como Máquina. É famosa a busca de Descartes pela sede da Alma, chegando até mesmo a realizar a localização de um ponto do cérebro que seria, no seu entendimento, a sede da “alma racional” que seria a glândula pineal.
A chamada física clássica ou física newtoniana trouxe uma profunda transformação que se iniciou no campo da ciência e se espalhou por diversas ordens do pensamento humano. Na filosofia,surgiu iluminismo, na sociologia houve Marx, etc...
Um vínculo causal, pelo menos indicam uma possibilidade da existência de pesquisas interdisciplinares envolvendo Física e Psicologia a fim de que uma e outra se apóiem na exaustiva tarefa de compreender o ser humano e o Universo. Talvez ambas se influenciem e juntas possam permitir estudos de natureza filosófica para que os processos mentais possam ser melhor compreendidos e o ser humano possa dar um grande passo no processo de autoconhecimento.Para formular uma teoria científica da psique e do comportamento ,freud tentou usar tanto quanto possível,os conceitos básicos da física clássica em sua descrição dos fenômenos psicológicos e estabelecer assim uma relação conceitual entre a psicanálise e a mecânica newtoniana .
A física de Newton interferiu e ainda interferem muito do que é a humanidade de hoje.
Conclui-se com a constatação de que Física e Psicologia sempre andaram juntas na árdua tarefa de compreender o Homem e o Universo que o cerca.