segunda-feira, 9 de maio de 2011

Atividade - Identidade, subjetividade e individualidade

As identidades são construídas social e culturalmente e sua construção se da a partir de identificações com determinadas posições de sujeito. Para os Estudos Culturais o conceito de identidade é pensado em relação à diferença, por tanto são relacionais, dependem para existir de algo fora delas, a saber, de outras identidades. Os processos de construção de identidades se dão a partir de identificações de determinadas posições – de – sujeito, e sua fixação se dá a partir do que se descreve e da repetição destas descrições, então algo se efetiva, algo se realiza, algo se torna aquilo que é descrito.
Mas o que acontece hoje é uma desestabilização da identidade, como se escapasse o tempo todo, de forma a surgir novos sentidos, valores e regras, das quais se constituem novas identidades. Esse processo ocorre por produções, históricas, sociais, culturais e por relações de poder que procuram impor determinados sentidos que molda o modo de como se deve ver o mundo, de como se deve viver.
O trabalho, portanto, é uma referência fundamental para o indivíduo, influenciando decisivamente não apenas na construção de sua identidade individual, como também em sua forma de inserção no meio social. Quando há uma ruptura nesse processo, que implique afastamento e/ou insatisfação do trabalhador de seu trabalho, há, em conseqüência, uma fragilização de sua identidade, tanto em nível individual quanto em nível social.
Então a partir desse viés podemos estabelecer uma discussão no que se refere a “crise de identidade”, como é chamada na atualidade. É comum se ouvir tal termo quando não se tem atribuição de um sentido profissional a própria vida. O que leva a um não reconhecimento de si mesmo até uma depressão profunda. A reconstrução da identidade implicará desta forma, na busca de um novo sentido para a própria vida, seja através da readaptação à atividade laborativa, ou seja, na busca de uma nova forma de trabalhar.
Podemos dizer então que identidade esta ligada as relações de poder, as relações entre os diferentes e os iguais produzindo a subjetividade dos indivíduos e os oportunizando a criarem uma identidade, algo que faça sentido à vida delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário