segunda-feira, 13 de junho de 2011

Psicanálise e mitologia grega

                Podemos afirmar que a mitologia grega é a base para os principais conceitos da psicanálise, a qual define que o mito é tudo. Nesse campo, Freud encontrou as raízes de seus brilhantes pensamentos, assim formando teorias. Sigmund Freud é o pai da psicanálise logo deve muito ao mundo grego.
            O mundo antigo tem sua mitologia riquíssima. Em Roma, conta a lenda que dois irmãos gêmeos, Rômulo e Remo, foram amamentados por uma loba, o primeiro tornando-se fundador da cidade. A história grega é repleta de grandes heróis e guerreiros, como Aquiles que tinha seu ponto fraco no calcanhar, o qual tem suas proezas contadas em Ilíada, de Homero, que relata a guerra de Tróia. Além disso, os Deuses gregos são os únicos que se assemelham aos humanos, com defeitos e virtudes, devido a isso está presente na literatura, como em Lusíadas, e também nos conceitos da Psicanálise.
            São inúmeras as teorias que foram baseadas na mitologia grega, como Édipo, o Falo e a Castração, o Narciso e a Pulsão. Para Jung, os mitos surgem do inconsciente coletivo da humanidade e constituem a base da psique humana, pois se revelam em todas as culturas e épocas de modo idêntico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário