sexta-feira, 24 de junho de 2011

Uma mensagem para refletir!!!!


SER PSICÓLOGA Maria Luíza Rocha de Andrade



Ser psicóloga é antes de tudo
estar aberta ao outro,
pronta para conhecer a sua verdade
despida de pensamentos ou julgamentos pré-concebidos.

É abrir mão, conscientemente,
de qualquer poder ou controle sobre o outro.
É postar-se diante dele
e estar disponível para recebê-lo
como ele se apresenta em cada momento.

É ter a responsabilidade
e também o privilégio,
de acolher as dores, as alegrias,
as realizações, as frustrações e os desejos,
às vezes permeados por culpas,
medos e conflitos.

É participar de vitórias, de fracassos, de sonhos,
de esperanças e também de desesperanças.
É ratificar o outro em sua humanidade,
numa relação sem máscaras,
onde eu também possa ser eu mesma,
favorecendo um encontro verdadeiro
entre duas pessoas
feitas do mesmo barro
rumo a um rico encontro existencial.

Cada palavra, cada gesto, cada olhar,
e mesmo o silêncio,
são instrumentos de trabalho
que facilitam o contato
com as verdades singulares ou universais
que se nos mostrarão
na presença desse outro que se desvela.

E nesse exercício,
ouvir verdadeiramente
é o que possibilita
que eu me coloque no lugar do outro,
COMO SE vestisse a sua pele,
para compreender melhor o que ele me diz,
do seu ponto de vista,
e não contaminado pelo meu.

A confiança genuína
é a de que a sabedoria maior,
a força criadora
capaz de operacionalizar mudanças construtivas,
criar caminhos possíveis
para desenvolver as potencialidades da pessoa,
encontra-se em seu organismo,
ainda que possa estar adormecida ou desvirtuada. 

Ser psicóloga
é participar de uma relação íntima e singular
e algumas vezes ser a única pessoa na vida de alguém
que nunca teve com quem contar.
E iluminar seu caminho
para que ele mesmo encontre a direção.

É facilitar-lhe a descoberta
de que as respostas para suas perguntas,
o alívio para suas angústias e dores,
a chave para sua vida
e a coragem para quaisquer decisões,
encontram-se em suas mãos.

Desejo que como psicóloga,
eu cultive esperança, respeito,
tolerância e humildade.
E que minha conduta seja ÉTICA,
acima de todas as coisas.

Que as experiências a mim reveladas,
e tudo o que por mim for testemunhado,
sejam segredos de toda a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário